domingo, 14 de abril de 2013

Óleo de cozinha limpando a própria sujeira.

     Você joga o óleo de cozinha já utilizado, no ralo da pia, certo? Errado!

     Saiba que o mesmo, quando lançado erroneamente na rede de esgoto, por ser uma material menos denso que a água, forma uma camada na superfície no local onde os efluentes são despejados, dificultando a penetração de luz no meio e prejudicando o desenvolvimento de todos os organismos, direta ou indiretamente. Sem contar que adere ao redor do encanamento da rede de esgoto e consequentemente prejudica seu tratamento.


      Então o que fazer com o óleo utilizado? Existem pontos de recolhimento deste material (em Curitiba, nos postos da prefeitura e nos supermercados Pão de Açúcar e Extra), ou você pode reutiliza-lo e eliminar um outro problema: a do detergente convencional.

      O detergente, quando chega no meio aquático,afeta a coesão molecular da camada superficial da água que é essencial para uma infinidade de seres aquáticos, inclusive de grande porte, como é o caso dos patos. Eles  reduzem muito a força de coesão entre as moléculas de água, permitindo maior poder de difusão e penetração. Com isto, produzem danos profundos na fauna microbiana aquática que vive à superfície das águas, e afetam todos os seres aquáticos (atingindo as brânquias e sistemas respiratórios).

       Então, aqui vão duas receita super simples, que diminuem dois problemas de uma só vez ( 3, se contarmos com o econômico). Elas funcionam por meio de um processo chamado saponificação, que é basicamente a interação que ocorre entre um ácido graxo ( presente em óleos e gorduras) e uma base forte, com energia de ativação ( calor).

UTILIZE OS DEVIDOS EPIs!
     
       
Detergente caseiro

300 ml de óleo usado e coado 
50 g de soda (1/4 de xícara ou 4 colheres de sopa rasas) 
1/4 de xícara de água fria (60 ml)
200 ml de álcool
1 e 3/4 de litro (1750 ml) de água fervente ou infusão de especiarias ou ervas aromáticas (usei chá de cravo e canela, que deixa o detergente avermelhado)

Num balde de plástico com cerca de 5 litros de capacidade ou que caiba com muita folga a mistura, coloque e soda e jogue por cima a água. Tudo com luva e certa distância porque esta é uma reação exotérmica que gera bastante calor e pode ficar muito quente e liberar vapores. Despeje o óleo e o álcool e mexa com colher de pau ou espátula de plástico. Vá mexendo por cerca de 20 minutos ou até ficar com consistência de leite condensado cozido (a única comparação que me veio à mente). Você pode botar o balde no chão, colocar um banquinho e ir mexendo enquanto conversa com amigos ou vê televisão. Desde, é claro, que não tenha animaizinhos ou crianças no recinto. Chegando ao ponto, basta adicionar um chá de ervas ou simplesmente a água quente e mexer para diluir. Agora é só guardar em recipiente plástico grande (como os potes de amaciantes) e ir abastecendo seu porta detergentes aos poucos. Está pronto para ser usado. Mas no dia seguinte está melhor, parece que a soda fica mais suave.





  Sabão ecológico


- 2 Litros de óleo de cozinha usado;
- 350 mililitros de água;
- 350 gramas de soda cáustica em escamas (concentração superior a 95%);
- 100 mililitros de amaciante ou 5 mililitros de óleo essencial (de sua preferência);
- 50 mililitros de álcool;
- 1 bandeja de plástico resistente ( podemos reutilizar caixas de leite longa vida);
- 1 colher de pau;
- 1 par de luvas para lavar louças;
- 1 máscara descartável;
- 1 balde.
Em primeiro lugar, coloque a máscara e as luvas. A soda cáustica é altamente corrosiva e deve ser manuseada com muito cuidado. Vamos ao passo-a-passo:
1. Esquente a água (no fogão ou no microondas) até que ela fique morna. Feito isso, despeje-a no balde e coloque a soda cáustica no mesmo recipiente. Mexa com a colher de pau até diluir (demora uns cinco minutos).
2. Depois de retirar as impurezas do óleo (é possível fazer isso com uma peneira), coloque-o dentro do balde.
3. Mexa por 20 minutos. A mistura ficará quente devido às reações químicas.
4. Despeje o líquido amaciante ou o óleo essencial e continue mexendo por mais 10 minutos:

5. Insira o álcool (três tampinhas são suficientes) e mexa bem por 10 minutos para que a mistura não empelote, despeje na bandeja e espere por dois dias.


Você também pode usar esta última receita, adicionar essências, ou o que sua imaginação mandar, como cravo, pétalas e canela, e fazer sabonete!








Fontes: http://come-se.blogspot.com.br/2010/11/oleo-usado-limpa-sujeira-que-fez-vira.html
             http://www.ecycle.com.br/component/content/article/35-atitude/438-aprenda-a-fazer-sabao-com-oleo-de-cozinha-usado.html








Um comentário: